Enfermagem desenvolve Projeto de Extensão Caixa da Hora Real

03/07/2019

O curso de Enfermagem está desenvolvendo o Projeto de Extensão Caixa da Hora Real, com o objetivo de oferecer mais assistência às pessoas da terceira idade, proporcionando mais autonomia na simples tarefa de tomar seus remédios.

A ação é idealizada pelas acadêmicas do quinto período do curso, Ana Carolina Bruchniski, Elenice Corrêa e Jocieli Moreira. O projeto foi criado pensando nas dificuldades que alguns idosos passam, por muitas vezes não possuírem ajuda de algum familiar nessas tarefas. As acadêmicas desenvolveram um dispositivo totalmente reciclável, com garrafa pet, para auxiliar os idosos com suas medicações.

Com a Caixa da Hora Real, o idoso saberá qual remédio deve tomar em cada horário, sem correr o risco ingerir medicação errada ou duplicar doses por engano.

As acadêmicas realizaram visitas aos idosos que demostraram interesse em participar da ação, com o propósito de verificar as medicações, separando os remédios nos dispositivos, identificando com um desenho, para qual finalidade é o medicamento e quantidade.

Nesta semana, as estudantes apresentaram o projeto ao Grupo da Terceira Idade do bairro Alto Cascavel, em Guarapuava. O encontro contou com a presença de 25 idosos que demonstraram interesse ao tema apresentado. Além da apresentação da proposta do projeto, a reunião também teve como intuito orientar os idosos na forma correta de utilizar seus medicamentos.

“São com esses projetos que descobrimos o real motivo pelo qual estamos estudando e nos dedicando. Olhar durante a palestra cada rosto daqueles idosos e ver que eles também querem saber mais, ver a vontade que eles têm de viver, faz com que a gente queira cada dia mais trabalhar em prol da saúde dos nossos idosos. O projeto está sendo pensado de uma forma dinâmica que não fique confuso, que venha proporcionar ao usuário autonomia e mais qualidade de vida. Além de estar fazendo o bem para a natureza, pois o nosso dispositivo é 100% de material reciclável”, comenta a acadêmica de Enfermagem, Jocieli Moreira.

 

Assine nossa Newsletter para receber novidades!