Egressa de Biomedicina está trabalhando no LACEN

09/09/2020

A egressa do curso de Biomedicina, Andressa Fedrecheski está trabalhando no Laboratório Central do Estado (LACEN). A biomédica é bolsista pelo Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Coronavírus.

Andressa é encarregada de ajudar na gestão administrativa dos exames que chegam de todos os municípios do Paraná, nas etapas de pré e pós laboratorial. O LACEN realiza centenas de testes por dia e é um dos responsáveis pelo fornecimento de dados para a elaboração do boletim epidemiológico.

“Tudo começa na triagem, onde recebemos as amostras e conferimos. Depois é realizada a transferência das amostras para tubos identificados, preparados por nós. Em seguida, as amostras são encaminhadas ao setor de Biologia Molecular, onde passam por mais três processos semiautomatizados, até o resultado final. Todas as fases do processo são muito rígidas, precisamos sempre estar atentos para não trocar nas amostras ou contaminar outras durante o manuseio, por exemplo”, explica.

CAMPO REAL

Segundo a egressa, é um privilégio imenso como recém-formada estar trabalhando no LACEN, mesmo sendo temporário, é uma experiência magnífica. “Os professores da Campo Real sempre foram muito importantes, não só compartilhando conhecimento, mas também sendo amigos, sempre encorajando, mostrando que precisamos correr atrás dos objetivos, mostrando com suas próprias experiências que é possível”, comenta.

LACEN

O LACEN é o Laboratório de Saúde Pública vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e apresenta desde a sua criação atividades voltadas à saúde coletiva, atuando nas áreas de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.

Assine nossa Newsletter para receber novidades!