Campo Real agora é Centro Universitário

09/08/2018

O Ministério da Educação (MEC) publicou na segunda-feira, 30 de julho, a portaria nº 718, de 27 de julho de 2018, credenciando a Faculdade Campo Real como Centro Universitário Campo Real.

A nova designação chega após um criterioso processo de avaliação, que comprovou mais uma vez a qualidade de ensino da Campo Real. São credenciadas como centros universitários, apenas as instituições de ensino superior que apresentam ensino de excelência, após o cumprimento de todos os trâmites de avaliação estabelecidos pelo MEC.

Para o professor e reitor da Campo Real, Edson Aires da Silva, o credenciamento como centro universitário é resultado de um trabalho coletivo e do compromisso da instituição com a educação de excelência.

“O momento é histórico para Guarapuava e toda região. O Centro Universitário Campo Real, como passará a ser conhecido, continuará com o propósito de formar cidadãos com novas visões de mundo, garantindo um futuro melhor para todos”, acredita.

Para a professora e pró-reitora acadêmica, Patricia Manente Melhem Rosas, a transformação em centro universitário é consequência de uma história que começou há 18 anos.

“O constante crescimento da Campo Real consolidou a marca e todo o caminho que percorremos até aqui. Ser um centro universitário significa ter maior autonomia administrativa, com a possibilidade de abertura de novos cursos e ter foco ainda maior em atividades de extensão, beneficiando toda a comunidade, assim como cada vez maior incentivo à iniciação à pesquisa”, comenta.

Ainda segundo o professor Edson, o reconhecimento do Ministério da Educação como centro universitário é fruto da qualidade da instituição, que vem reforçar o compromisso do corpo docente e colaboradores, que ao longo dos anos, contribuíram na construção e formação de profissionais qualificados.

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO REAL

Como centro universitário, a Campo Real conquista status acadêmico. Além das atividades de ensino, a instituição terá ações voltadas à iniciação científica, pesquisa e projetos de extensão.

“O nosso reconhecimento fez com que chegássemos a esse nível de maturidade, que nos proporcionou a consolidação necessária, para podermos nos expandir ainda mais, agora como centro universitário”, comenta a professora e procuradora institucional, Elizania Caldas Faria.

Campo-Real-agora-é-Centro-Universitário

Para ser um centro universitário, as avaliações do MEC são mais rígidas e devem constatar excelência no ensino oferecido, comprovada pela qualificação do corpo docente e condições de trabalhos acadêmicos ofertados à comunidade.

Para transformar uma faculdade em centro universitário, o MEC leva em consideração os seguintes critérios: mínimo de oito cursos reconhecidos; avaliações com notas 4 e 5; possuir mestres e doutores em seu corpo docente; oferecer extensão e pesquisa ao corpo discente; além de ofertar opções de cursos em todas as áreas de ensino: ciências exatas, humanas, jurídicas e saúde.

Como Centro Universitário Campo Real, os acadêmicos têm acesso a profissionais com mais experiência e conhecimento, disponíveis em tempo integral para atender e tirar todas as dúvidas.

 

O QUE MUDA?

As vantagens para a Campo Real e, consequentemente, para a região são inúmeras. A partir de agora, a instituição terá mais autonomia para criar novos cursos. Além disso, a instituição de ensino poderá oferecer pós-graduação, também em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Um dos mais importantes benefícios será a agilidade do processo de emissão de diplomas. A Campo Real poderá registrar os próprios certificados e também de outras faculdades.

Outro diferencial está no corpo docente, que deve ser composto por um terço com mestrado ou doutorado e pelo menos um quinto dos professores contratados em regime de tempo integral.

O Centro Universitário Campo Real poderá organizar novos programas educacionais, com ações que atendem às demandas de mercado, implementando programas de extensão e pesquisa, proporcionando ainda mais empregabilidade aos egressos.

Segundo a professora Elizania, a principal diferença do centro universitário será na agilidade para o início de atividades que, antes, dependiam de autorização prévia do MEC. “Isso ocorre porque o centro universitário possui mais autonomia que as faculdades e, com isso, adquire mais agilidade”, explica.

“Para o acadêmico, a importância de se formar em um centro universitário é um grande diferencial. Esse credenciamento é dado para pouquíssimas instituições, somente àquelas que são atestadas com qualidade pelo MEC. Somos a primeira instituição da região em conquistar esse status acadêmico, consolidando Guarapuava com um polo educacional”, explica o professor Edson.

CAMPO REAL

A história da Campo Real teve início em outubro de 2000, com a implantação da Faculdade de Direito. A instituição nasceu com o objetivo de proporcionar uma formação educacional capaz de responder às exigências do mercado, visando, acima de tudo, o benefício da sociedade.

Em seus 18 anos de história, a Campo Real já formou milhares de profissionais das diversas áreas de atuação, que hoje ocupam lugares de destaque no mercado de trabalho.

A Campo Real é uma instituição de ensino comprometida com a missão social de formar profissionais visionários que compreendam o mundo, com pensamentos de transformação. A instituição conta com os melhores profissionais do mercado, que compartilham seus aprendizados e experiências com os mais de quatro mil acadêmicos.

O Centro Universitário Campo Real oferece as seguintes graduações: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

 

Assine nossa Newsletter para receber novidades!