Você já notou que a alimentação saudável está em alta? Esse é o curso para quem gosta de trabalhar na promoção da saúde e compreender a relação entre o alimento e o ser humano.

Você poderá desenvolver cardápios saudáveis para indivíduos ou coletividade, controlar a qualidade dos alimentos, realizar educação nutricional, prestar assistência e treinamento especializado e prescrever suplementos nutricionais e/ou dietas específicas para recuperação da saúde.

Os maiores empregadores estão na área da alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, indústria de alimentos, academias, nutrição em esporte ou alimentação escolar.

Seus futuros colegas

Fabíola Agustini

“A Campo Real contribuiu muito para minha vida profissional. A graduação em Nutrição pode ser um grande diferencial, assim como as experiências adquiridas durante o período, como trabalhos voluntários e estágios, os quais contribuem não apenas para a vida profissional, mas também amplia a visão do mundo”.

Débora Fernandes Pinheiro

“Durante a graduação em Nutrição, tive a oportunidade de participar de monitoria e de realizar submissão de trabalhos aos eventos institucionais, o qual complementou meu currículo e auxiliou no processo do mestrado e carreira profissional”.

Josiele Maria Kosak

“A Campo Real trouxe várias contribuições, tanto no que concerne a vida profissional quanto pessoal. Em relação à primeira, possibilitou que a teoria juntamente com a prática preparasse profissionais éticos comprometidos com a profissão e com a população atendida. No campo pessoal contribuiu para o amadurecimento como cidadã, comprometida com a sociedade e ciente da importância do papel social”.

Infraestrutura e Laboratórios

Infraestrutura e Laboratórios

LABORATÓRIO DE TÉCNICA E DIETÉTICA

Os alunos de Nutrição utilizam esse laboratório para o conhecimento e funcionalidade dos alimentos, realizam testes com receitas já existentes assim como receitas que são adaptadas pelos alunos. Os testes de degustação são realizados nas cabines sensoriais.

LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA E ANÁLISES CLÍNICAS

Laboratório usado para ações de crescimento e inoculação de bactérias, coloração e identificação, além de fazer neste espaço todos os exames da área de análises clínicas, como hemograma, antibiograma, fezes, entre outros.

Laboratório de Histologia e Embriologia

A histologia estuda a composição e função dos tecidos, na anatomia humana. acadêmico estudo o órgão como um todo ex: cérebro, língua, coração, aqui na histologia ele irá acompanhar cortes extremamente finos deste órgão através de lâminas já preparadas.

LABORATÓRIO DE QUÍMICA E BIOQUÍMICA

São estudadas as reações moleculares, suas interações, assim como a quantificação e visualização de alguns açúcares extraídos em aulas práticas.

SIMULAÇÃO REALÍSTICA

As salas de simulação tem a função de realizar atendimentos realísticos a bonecos robôs, com a tecnologia equivalente a centros cirúrgicos. O aluno irá aprender a condução dos processos cirúrgicos em bonecos robôs controlados por computadores para as respostas que apresentarão.

LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO VIRTUAL

A Mesa Sectra é o mais moderno instrumento para educação e visualização de imagens diagnósticas nas ciências da saúde, possibilitando uma imersão profunda e visualização de músculos, tecidos, ossos e outras estruturas do corpo humano.

Laboratório de Biologia Celular

Por meio do uso de microscópios, que aumentam a visualização em até 1000 vezes, os alunos conseguem acompanhar processos de mitose e conhecer as estruturas das células para aprimorar o estudo verificando a parede celular, até mesmo consegue corar e visualizar células da mucosa oral.

LABORATÓRIO DE SEMENTES E BROMATOLOGIA

Espaço usado para testes e germinação de sementes, e cultivo de fungos.

Laboratório Morfofuncional

O Laboratório Morfofuncional é destinado ao estudo fisiológicos, histológico e conhecimento de todos os sistemas como auditivo, respiratório, digestório entre outros.

Biblioteca Professor Luiz Alberto Machado

A Biblioteca Professor Luiz Alberto Machado conta com mais de 50 mil exemplares. É hoje referência na cidade de Guarapuava com projetos sociais e é representativa à diversas cidades da região. A equipe é especializada para o atendimento ao público e a biblioteca representa à Campo Real e aos seus usuários um espaço de leitura e aprendizagem. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira: 7h30 às 22h40, e sábado: das 8h às 12h.

Laboratórios de Informática

Os laboratórios de informática da Campo Real contam com projetor multimídia e sistema de som que facilitam a comunicação entre todos os presentes no ambiente.

Salas de Aula

A Campo Real investe constantemente na criação de novos espaços, garantindo uma estrutura moderna e de qualidade aos acadêmicos.

Mensalidade

R$ 756,04

Valor com desconto até dia 8 de cada mês - *Valores vigentes para o ano de 2018

R$ 859,14

Valor integral

Quer Saber Mais?

Cadastre-se para receber as novidades e materiais sobre seu curso!

Nutrição

Professora Patrícia Chiconatto
prof_patriciachiconatto@camporeal.edu.br

O Curso proposto tem seu currículo estruturado para a formação de profissionais com perfil compatível com o padrão de qualidade desejável para a população. Em conformidade com as Diretrizes do Departamento de Política do Ensino Superior para o Curso de Graduação em Nutrição (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Resolução CNE/CES 5/2001), e com seus próprios ideais de ensino, a Faculdade Campo Real pretende formar Bacharéis em Nutrição capacitados a atuar, pautados em princípios éticos, em todas as áreas de conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria ou manutenção da qualidade de vida.

A elaboração do Trabalho de Curso fundamenta-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição, aprovadas pela Resolução nº 5 de 7 de novembro de 2001 do Conselho Nacional de Educação.

O Trabalho de Curso (TC) tem a função de organizar os conteúdos obtidos, pelos acadêmicos, no decorrer do Curso de Graduação, na medida em que estes escolhem temas de pesquisa e desenvolvem reflexões relacionadas com os conhecimentos trabalhados nas disciplinas.

O TC deve oferecer aos acadêmicos a oportunidade de desenvolver procedimentos metodológicos e de pesquisa que propiciem sistematizar, na prática, as noções teóricas adquiridas. Portanto, consiste em realizar uma pesquisa orientada e propiciar o desenvolvimento da produção científica.

O TC do Curso de Nutrição é apresentado em forma de monografia resultante de pesquisa individual, que deverá ser: bibliográfica, experimental, de campo, documental ou investigativa. Depois de definida a natureza do trabalho científico, os alunos devem seguir as Normas técnicas para elaboração e apresentação de trabalho da ABNT. Com esta atividade, os alunos de Nutrição integralizam as atividades acadêmicas.

No decorrer do período em que está sendo desenvolvido o TC, os alunos devem apresentam seminários, sob a orientação dos professores orientadores, e do professor responsável pela disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, considerando a escolha das temáticas bem como as questões fundamentais na efetivação dos respectivos projetos.

 

O Trabalho de Conclusão do Curso de Nutrição atende os seguintes objetivos:

  • capacitar o aluno para a elaboração de projetos de pesquisa de natureza acadêmica e científica;
  • ampliar os conhecimentos teóricos e práticos, proporcionados ao acadêmico no decorrer do curso, bem como, estimular a reflexão e a investigação científica;
  • propiciar ao acadêmico a iniciação à pesquisa científica, mediante o aprofundamento de estudos em áreas de seu conhecimento e interesse;
  • contribuir para o enriquecimento das diferentes linhas de estudo de Nutrição, estimulando a pesquisa científica articulada às necessidades da comunidade local, nacional e internacional.

Clique aqui para baixar o Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Nutrição

As Atividades Complementares constituem-se em ações de ensino, iniciação à pesquisa e extensão de caráter obrigatório a serem desenvolvidas pelo acadêmico no transcorrer do curso de graduação em Nutrição da Campo Real. Os objetivos gerais das atividades complementares são os de flexibilizar o currículo do Curso e propiciar aos seus acadêmicos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar e ainda, incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para a sua formação humana e profissional, atendendo às diretrizes nacionais do ensino em Nutrição.

 

As Atividades Complementares, com regulamento próprio, totalizam 160 horas, fazem parte integrante do currículo do Curso, constituindo-se uma das dimensões do Projeto Pedagógico que garante a articulação teoria-prática. Seu cumprimento deve distribuir-se ao longo de todo o curso de Graduação.

 

Dessa forma, através da realização das atividades acadêmicas complementares o acadêmico, desde o início de sua formação, pode participar de eventos científicos em nutrição, entrar em contato com a prática profissional, participar de atividades de extensão e pesquisa e realizar prática profissional supervisionada em estágios curriculares não obrigatórios.

 

Para efetivação das horas complementares, o acadêmico de Nutrição da Campo Real precisa comprovar a realização de tais atividades por meio de certificação impressa, a ser entregue na IES para a Coordenação de Atividades Complementares, que fará o aproveitamento e contagem das horas realizadas.

O Estágio de Estudantes é regulamentado pela Lei n º 6.494, de 07/12/1977, Decreto n º 87.497 e Lei 9.131 de 25 de novembro de 1995.

 

No Curso de Nutrição as atividades de Estágio Curricular Supervisionado serão regidas pelo Manual de Estágio em consonância com o Regulamento de Estágio, Legislação Superior, Parecer do CNE/CES 1.314, de 7 de novembro de 2001, retificado pelo CNE/CES 72, de 19 de fevereiro de 2002, em adendo ao CNE/CES 62, de 19 de fevereiro de 2004, homologado em 12 de abril de 2004, e Resolução do CNE/CES nº 8 de maio de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Nutrição, visando facilitar o trabalho docente e discente do Curso de Nutrição da Faculdade Campo Real.

 

No Curso de Nutrição o estágio se apresenta como curricular obrigatório e não obrigatório. O Estágio Curricular Supervisionado obrigatório é oferecido aos alunos regularmente matriculados a partir do sétimo período do Curso de Nutrição. Neste caso, o aluno é acompanhado diretamente pelo supervisor local na unidade concedente de estágio e direta e indiretamente por professor supervisor da Faculdade que atende o aluno na unidade de estágio e na faculdade, com base no plano de estágios do curso. Já a segunda modalidade de estágio poderá acontecer desde o 1º período do curso, não sendo considerado como carga horária para o estágio obrigatório e, sim, como carga horária para atividade acadêmica complementar.

 

O estágio curricular obrigatório visa o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, concedendo ao aluno a oportunidade de vivenciar a prática profissional do nutricionista antes da sua inserção no mercado de trabalho. Os estágios curriculares obrigatórios ofertados pelo Curso de Nutrição compreendem as áreas de Administração em Unidades de Alimentação, Nutrição em Saúde Pública e Nutrição Clínica, sob os seguintes títulos: Estágio Supervisionado em Administração em Unidades de Alimentação e Nutrição, Estágio Supervisionado em Saúde Pública e Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica, respectivamente, sendo que dentro do Estágio em Nutrição Clínica, o acadêmico deve cumprir atividades de práticas ambulatoriais no Ambulatório de Nutrição da Faculdade Campo Real, vinculado à Clínica Multidisciplinar – RealClin.

 

Conforme indicado na Matriz Curricular do Curso e do ponto de vista acadêmico, o Estágio consiste em atividades práticas realizada pelo acadêmico, com a supervisão de um professor designado para essas atividades. Portanto, são atividades obrigatórias do curso para consolidar as competências estabelecidas, permitindo assim, que os conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações, voltadas às dimensões do ser, do saber, do saber fazer e do conviver, delineando-se, dessa forma o perfil do egresso.

 

A realização do Estágio tem por objetivo oferecer aos acadêmicos do Curso de Nutrição a efetiva participação em situações reais de trabalho, visando a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, das competências e das habilidades adquiridas no decorrer do curso; o aperfeiçoamento e a complementação da aprendizagem; o desenvolvimento do aluno em âmbito social, profissional e cultural nas áreas de abrangência do Curso, conduzindo-o a uma postura profissional adequada.

 

Os estágios são realizados em locais, tais como: hospitais, unidades básicas de saúde, empresas, indústrias, escolas, centro de educação infantil e outras instituições, bem como na comunidade, em trabalhos de campo, prioritariamente onde há convênio, e um preceptor, necessariamente nutricionista, e supervisor de estágio. Para os estágios de Nutrição Clínica e de Administração em Unidades de Alimentação e Nutrição os serviços deverão ser chefiados por Nutricionista. Todos os estágios são supervisionados por professores da Instituição que fazem parte do Colegiado do curso. Para cada aluno é obrigatória a integralização da carga horária total do estágio, prevista no currículo do curso.

 

Clique aqui para baixar o Regulamento do Estágio Supervisionado Curricular do curso de Nutrição.

As Atividades Complementares do Curso de Nutrição estão regulamentadas institucionalmente pela Resolução CONSEPE n° 05/2009, de 07 de abril de 2009.

Projetos e Incentivos

Ao indicar amigos para estudar na Faculdade Campo Real, o acadêmico recebe 5% de desconto para cada um deles que efetivar a matrícula e permanecer no curso.

Os membros de uma mesma família de acadêmicos da Faculdade Campo Real, recebem desconto nas mensalidades.

O convênio empresa é um termo de cooperação mútua, celebrado entre a Faculdade Campo Real e as empresas empregadoras de nossos acadêmicos.

Programa em que o acadêmico solicita junto ao Governo Federal o financiamento de até 100% do valor de sua mensalidade.

A Faculdade Campo Real tem o PROUNI. Faça o ENEM e candidate-se ao PROGRAMA ESTUDANTIL DO GOVERNO FEDERAL, que concede bolsas parciais e integrais.

As Coligadas UB – Campo Real, Uniguaçu e UCP – reuniram esforços e criaram o MensalidadeFlex. Agora, a mensalidade vai caber no seu bolso, para você começar a estudar já: você paga até 50% do seu curso só depois de formado e sem juros. Saiba mais no site www.mensalidadeflex.com.br.

Assine nossa Newsletter para receber novidades!