Esse é um curso para quem quer aprender sobre sistemas mecânicos em geral, seu funcionamento, dimensionamento e manutenção, podendo supervisionar processos produtivos, definir normas e procedimentos de segurança com conteúdo didático e adaptado a prática profissional.

Você vai desenvolver, projetar e supervisionar produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica.

Com uma formação ampla, o profissional é requisitado por indústrias de diferentes setores: automobilística, aeronáutica, fábricas de máquinas e equipamentos mecânicos, processos, ou manutenção de equipamentos produtivos.

Corpo Docente

Prof. Ayres Siqueira Silva

VER CURRÍCULO

Prof. Bárbara Pergher Dala Costa

VER CURRÍCULO

Prof. Carlos Bernardo Gouveia Pereira

Prof. Carlos Roberto Borsato

VER CURRÍCULO

Prof. Graziella dos Santos Portes Silva

VER CURRÍCULO

Prof. Jonatã da Silva Mariani

VER CURRÍCULO

Infraestrutura e Laboratórios

Infraestrutura e Laboratórios

LABORATÓRIO DE MECÂNICA E PROCESSO DE FABRICAÇÃO

O aluno tem noções dos projetos, execuções e produções destinadas a essa área, ensaios metalográficos e a condução de operações em chão de fábrica.

Laboratório de Hidráulica

Oferece equipamentos para os estudos do comportamento de condutos forçados, como também os estudos da hidrometria.

LABORATÓRIO DE ROBÓTICA

O Laboratório de Robótica tem como objetivo o desenvolvimento de atividades voltadas à área de robótica e processamento de sinais, além de desenvolver produtos tecnológicos, visando os sistemas robóticos fixos e autônomos.

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS

O Laboratório de Eletrônica e Circuitos Elétricos proporciona condições de plena integração do estudo e desenvolvimento de circuitos elétricos, eletrônica e telecomunicações com o processo de ensino.

LABORATÓRIO DE QUÍMICA E BIOQUÍMICA

São estudadas as reações moleculares, suas interações, assim como a quantificação e visualização de alguns açúcares extraídos em aulas práticas.

LABORATÓRIO DE FÍSICA E ELETRICIDADE APLICADA

São ministradas aulas nas disciplinas de Física Experimental, para os cursos de engenharias, e noções básicas aos princípios de eletricidade.

Biblioteca Professor Luiz Alberto Machado

A Biblioteca Professor Luiz Alberto Machado conta com mais de 50 mil exemplares. É hoje referência na cidade de Guarapuava com projetos sociais e é representativa à diversas cidades da região. A equipe é especializada para o atendimento ao público e a biblioteca representa à Campo Real e aos seus usuários um espaço de leitura e aprendizagem. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira: 7h30 às 22h40, e sábado: das 8h às 12h.

Salas de Aula

A Campo Real investe constantemente na criação de novos espaços, garantindo uma estrutura moderna e de qualidade aos acadêmicos.

Laboratórios de Informática

Os laboratórios de informática da Campo Real contam com projetor multimídia e sistema de som que facilitam a comunicação entre todos os presentes no ambiente.

Mensalidade

R$ 1.324,33

Valor com desconto até dia 8 de cada mês - *Valores vigentes para o ano de 2018

R$ 1.576,58

Valor integral

Quer Saber Mais?

Cadastre-se para receber as novidades e materiais sobre seu curso!

Engenharia Mecânica

Professor Carlos Bernardo Gouvea Pereira
prof_carlosbernardo@camporeal.edu.br

O Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Campo Real tem como perfil do egresso um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Busca-se formar um profissional dotado de conhecimentos e habilidades que propiciem sua inserção no contexto profissional de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional, de maneira sustentável, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.

 

Portaria MEC nº 704 de 1º de Outubro de 2015, publicada em 05/10/2015

O curso de Engenharia Mecânica da IES foi concebido de forma a atender as recomendações legais vigentes. Considera, também, tendências mundiais no ensino de engenharia, como a preocupação crescente com a formação humanística e a consciência ambiental do engenheiro. O currículo pleno comporta, desde o início, atividades que contribuem para desenvolver no estudante a atitude profissional do engenheiro. O Engenheiro Mecânico egresso da IES terá uma visão integrada das várias disciplinas cursadas, desenvolvida por meio da solução de problemas reais de engenharia durante sua vida acadêmica.

 

Visa proporcionar ao aluno a formação multidisciplinar característica da profissão, dando igual grau de importância às diversas áreas de atuação do Engenheiro Mecânico. Assim, proporciona a formação plena em Engenharia Mecânica, podendo o egresso optar posteriormente por treinamento mais específico em determinada área de especialidade, por meio de cursos de pós-graduação.

 

Com o objetivo de orientar essa escolha, foi instituído o Estágio Supervisionado, em que o aluno deverá vivenciar o exercício da profissão, obtendo subsídios e maturidade a fim de participar ativamente do processo de escolha de sua futura área de atuação profissional.

 

A inclusão do Trabalho de Conclusão de Curso na última série tem por objetivo proporcionar ao aluno uma experiência de realização completa de trabalho, técnico ou científico, ainda durante a ocupação dos bancos escolares, orientando-o acerca de padrões desejáveis a apresentar no mercado de trabalho.

 

O desenvolvimento e exercício contínuo da comunicação escrita, oral e gráfica são valorizados ao longo de todo o curso, dando-se ênfase ao desenvolvimento da capacidade de comunicação a partir do primeiro semestre, com a disciplina de Comunicação e Expressão, nas quais o aluno prepara relatórios, produz trabalhos acadêmicos e faz apresentações orais.

 

Caracteriza-se, assim, por possuir uma base multidisciplinar, incorporando os vários conhecimentos, entre básico, profissionalizantes e específicos

O curso de Engenharia Mecânica da IES adota o regime seriado semestral, a fim de absorver os princípios de integração e integralidade que a proposta do curso apresenta, além de permitir o máximo desempenho do acadêmico. Estrutura-se de acordo com a Lei 9394/1996 e com a Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia.

 

Para a integralização do Curso e obtenção do Diploma, o aluno deve cumprir 3.700 horas, sendo, 3.300 horas em disciplinas, conforme a distribuição da carga horária contida na matriz curricular, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, além de realizar 200 horas de Atividades Complementares de Graduação, conforme as normas deste PPC. Deverá, ainda, apresentar Trabalho de Conclusão de Curso e obter aprovação em defesa pública e cumprir no mínimo 200 horas de estágio curricular obrigatório.

 

O curso apresenta duração formal de cinco anos, com duração mínima de dez semestres e máxima de quinze. As aulas são oferecidas em turno único, matutino, de modo a proporcionar ao acadêmico, liberação do outro turno para participar de atividades que complementem sua formação acadêmica plena.

 

Distribuição da carga horária total do curso de Engenharia Mecânica

mecanica 

Projetos e Incentivos

Ao indicar amigos para estudar na Faculdade Campo Real, o acadêmico recebe 5% de desconto para cada um deles que efetivar a matrícula e permanecer no curso.

Os membros de uma mesma família de acadêmicos da Faculdade Campo Real, recebem desconto nas mensalidades.

O convênio empresa é um termo de cooperação mútua, celebrado entre a Faculdade Campo Real e as empresas empregadoras de nossos acadêmicos.

Programa em que o acadêmico solicita junto ao Governo Federal o financiamento de até 100% do valor de sua mensalidade.

A Faculdade Campo Real tem o PROUNI. Faça o ENEM e candidate-se ao PROGRAMA ESTUDANTIL DO GOVERNO FEDERAL, que concede bolsas parciais e integrais.

As Coligadas UB – Campo Real, Uniguaçu e UCP – reuniram esforços e criaram o MensalidadeFlex. Agora, a mensalidade vai caber no seu bolso, para você começar a estudar já: você paga até 50% do seu curso só depois de formado e sem juros. Saiba mais no site www.mensalidadeflex.com.br.

Assine nossa Newsletter para receber novidades!