Gosta de áreas desafiadoras e aprendizagem constante? Então, você precisa ser um Engenheiro Civil, promovendo mais qualidade de vida, conforto e organização à sociedade urbana.

Você poderá elaborar projetos e acompanhar todas as etapas de uma construção, da análise do solo até a definição dos tipos de fundação e acabamentos, garantindo estabilidade e segurança nas edificações.

As áreas de atuações vêm crescendo cada vez mais, em pleno crescimento, podendo atuar na construção urbana, estruturas e fundações, gerência de recursos prediais, infraestrutura ou obras de saneamento.

Corpo Docente

Prof. Adailton Marcelo Lehrer

VER CURRÍCULO

Prof. Adriane Eleutério Souza

VER CURRÍCULO

Prof. Ayres Siqueira Silva

VER CURRÍCULO

Prof. Bárbara Pergher Dala Costa

VER CURRÍCULO

Prof. Felipe Gerke

Prof. Graziella dos Santos Portes Silva

VER CURRÍCULO

Prof. Lauro Ribas

VER CURRÍCULO

Prof. Marcos Francisco Bonetti

VER CURRÍCULO

Seus futuros colegas

Carolina Freitas

O curso vem me proporcionando uma enorme experiência. Além dos estudos acadêmicos, a vivência de ser um estudante e pesquisador, compreender o engenheiro na sua ciência e em todas as áreas que integram essa profissão. O Centro Universitário Campo Real nos possibilita visitas técnicas, aulas práticas e sempre está inovando e apostando em novos equipamentos e tecnologias.

Lucas Vasco

Começar Engenharia Civil foi uma das partes da nova vida que comecei, uma nova fase e um novo desafio. Ouvia que o curso não era simples, não era fácil e não era para qualquer um. Mas, que são simplificadas quando você está em uma grande e qualificada instituição de ensino, que cresce e evolui todos os dias. A Campo Real busca oferecer sempre o melhor ajudando assim a, literalmente, construir um sonho!

Sheila Aparecida Martins

A Engenharia Civil é desafiadora, com grande carga de trabalhos, mas com a qualidade de ensino e uma infraestrutura de ponta, faz com que nós, alunos, acreditemos que é possível seguir adiante e um dia se tornar um grande engenheiro de sucesso.

Infraestrutura e Laboratórios

Infraestrutura e Laboratórios

Escritório Modelo

A proximidade dos laboratórios do Escritório Modelo auxilia na integração entre teoria e prática, estabelecendo um espaço construtivo para a formação de conhecimento a respeito de projetos e construções.

LABORATÓRIO DE ROBÓTICA

O Laboratório de Robótica tem como objetivo o desenvolvimento de atividades voltadas à área de robótica e processamento de sinais, além de desenvolver produtos tecnológicos, visando os sistemas robóticos fixos e autônomos.

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS

O Laboratório de Eletrônica e Circuitos Elétricos proporciona condições de plena integração do estudo e desenvolvimento de circuitos elétricos, eletrônica e telecomunicações com o processo de ensino.

LABORATÓRIO DE FÍSICA E ELETRICIDADE APLICADA

São ministradas aulas nas disciplinas de Física Experimental, para os cursos de engenharias, e noções básicas aos princípios de eletricidade.

Laboratório de Materiais de Construção Civil e Topografia

O Laboratório de Materiais de Construção Civil e Topografia é utilizado para realizar ensaio quanto a resistência dos materiais, através da produção de blocos de concreto, e a pressurização para avaliar a resistência obtida pelo material.

LABORATÓRIO DE SOLOS

Os alunos estudam a granulometria do solo, dissolução em diferentes solventes, testes de pH e todos os testes químicos na área de fisiologia da planta.

Laboratório de Hidráulica

Oferece equipamentos para os estudos do comportamento de condutos forçados, como também os estudos da hidrometria.

Biblioteca Professor Luiz Alberto Machado

A Biblioteca Professor Luiz Alberto Machado conta com mais de 50 mil exemplares. É hoje referência na cidade de Guarapuava com projetos sociais e é representativa à diversas cidades da região. A equipe é especializada para o atendimento ao público e a biblioteca representa à Campo Real e aos seus usuários um espaço de leitura e aprendizagem. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira: 7h30 às 22h40, e sábado: das 8h às 12h.

Salas de Aula

A Campo Real investe constantemente na criação de novos espaços, garantindo uma estrutura moderna e de qualidade aos acadêmicos.

Laboratórios de Informática

Os laboratórios de informática da Campo Real contam com projetor multimídia e sistema de som que facilitam a comunicação entre todos os presentes no ambiente.

Mensalidade

R$ 1.355,86

Valor com desconto até dia 8 de cada mês - *Valores vigentes para o ano de 2018

R$ 1.576,58

Valor integral

Quer Saber Mais?

Cadastre-se para receber as novidades e materiais sobre seu curso!

Engenharia Civil

Professor Adailton Marcelo Lehrer
prof_adailton@camporeal.edu.br

O perfil do egresso do curso será obtido com uma sólida formação acadêmica generalista e humanista capaz de desenvolver sujeitos competentes e conscientes das exigências éticas e sociais da profissão. A formação primará por conhecimentos, habilidades e atitudes que ajudem a inserir os egressos em seus respectivos contextos profissionais de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional sustentáveis, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.

 

O avanço tecnológico ocorrido, principalmente, a partir do final do século passado, permitiu que a educação passasse a ser uma “educação centrada no sujeito coletivo, que reconhece a importância do outro, a existência de processos coletivos de construção do saber e a relevância de se criar ambientes de aprendizagem que forneçam o desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar” (MORAES, 1996, p.64). Esse novo paradigma, que se instaura desde o início do século XXI, prevê que a necessidade de formação já não está restrita à mera atualização de conhecimentos, mas inclui a capacidade do aluno de construir e comparar novas estratégias de ação, redefinindo e enfrentando os problemas cotidianos de seu universo de atuação. Isso implica, de acordo com MORAES,

 

Levar o indivíduo a aprender a aprender, que se manifesta pela capacidade de refletir, analisar e tomar consciência do que sabe, dispor-se a mudar os próprios conceitos, buscar novas informações, substituir velhas verdades por teorias transitórias, adquirir novos conhecimentos que vêm sendo requeridos pelas alterações existentes no mundo, resultantes da rápida evolução das tecnologias da informação (1996, p. 64).

 

Dentro deste contexto atual de avanços tecnológicos e de uma nova percepção sobre o aprendizado, destacamos que, de forma específica, o perfil planejado para o egresso do Curso de Engenharia Civil atende as competências e habilidades gerais acordadas na Resolução CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002.

O projeto pedagógico do curso de Engenharia Civil foi elaborado de forma coletiva pelo NDE – Núcleo Docente Estruturante, constituído para esse fim. Sua elaboração tomou como base as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Engenharia no disposto no Art. 4º da Resolução do CNE/CES 11, de 11 de março de 2002. Em relação à sistematização dos campos de atuação profissional, o Engenheiro Civil está inserido, perante o CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

 

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO O curso de Engenharia Civil da IES adota o regime seriado semestral, a fim de absorver os princípios de integração e integralidade que a proposta do curso apresenta, além de permitir o máximo desempenho do acadêmico. O Curso estrutura-se de acordo com a Lei 9394/1996 e com a Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia.

 

Para a integralização do Curso e obtenção do Diploma, o aluno deve cumprir 3.733 horas, sendo, 3.333 horas em disciplinas, conforme a distribuição da carga horária contida na matriz curricular, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, além de realizar 200 horas de Atividades Complementares de Graduação, conforme as normas deste PPC. Deverá, ainda, apresentar Trabalho de Conclusão de Curso e obter aprovação em defesa pública e cumprir no mínimo 200 horas de estágio curricular obrigatório.

 

O curso apresenta duração formal de cinco anos, com duração mínima de dez semestres e máxima de vinte.

Distribuição da carga horária total do curso de Engenharia Civil

civil

UNIDADE CURRICULAR

1º PERÍODO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I 80
DESENHO TÉCNICO I 40
GEOMETRIA ANALÍTICA 80
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I 80
HUMANIDADES E CIDADANIA 40
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 40
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 40
TOTAL SEMESTRAL 400
2º PERÍODO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II 80
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II 80
ÁLGEBRA LINEAR 80
DESENHO TÉCNICO II 40
METODOLOGIA CIENTÍFICA 40
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I 40
QUÍMICA TECNOLÓGICA I 40
TOTAL SEMESTRAL 400
3º PERÍODO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III 80
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III 80
QUÍMICA TECNOLÓGICA II 40
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II 80
MECÂNICA GERAL I 80
PROJETO ARQUITETÔNICO 40
TOTAL SEMESTRAL 400
4º PERÍODO CÁLCULO INTEGRAL E DIFERENCIAL IV 80
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL IV 80
PROG. DE COMPUTADORES E MÉTODOS NUMÉRICOS 40
MECÂNICA GERAL II 80
TOPOGRAFIA I 80
ACESSIBILIDADE 40
PROJETOS INTEGRADORES I 40
TOTAL SEMESTRAL 440
5º PERÍODO TOPOGRAFIA II 80
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS 80
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I 80
HIDROLOGIA 40
MECÂNICA DOS FLUIDOS 80
ADMINISTRAÇÃO PARA ENGENHEIROS 40
TOTAL SEMESTRAL 400
6º PERÍODO GEOLOGIA E MECÂNICA DOS SOLOS I 80
HIDRÁULICA 80
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 80
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA I 40
ENGENHARIA AMBIENTAL 40
INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS 80
TOTAL SEMESTRAL 400
7º PERÍODO GEOLOGIA E MECÂNICA DOS SOLOS II 80
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA II 40
ESTRUTURAS DE CONCRETO I 80
TEORIA DAS ESTRUTURAS I 80
CONSTRUÇÃO CIVIL I 80
ESTRADAS I 40
PROJETOS INTEGRADORES II 40
TOTAL SEMESTRAL 440
8º PERÍODO ESTRUTURAS DE CONCRETO II 80
CONSTRUÇÃO CIVIL II 40
SANEAMENTO AMBIENTAL I 40
TEORIA DAS ESTRUTURAS II 80
ESTRADAS II 80
SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE INCÊNCIDO 40
ECONOMIA E EMPREENDEDORISMO 40
TOTAL SEMESTRAL 400
9º PERÍODO LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL 40
ESTRUTURAS METÁLICAS 80
GESTÃO DE PROJETOS 40
SANEAMENTO AMBIENTAL II 80
OPTATIVA I 40
OPTATIVA II 40
OBRAS HIDRÁULICAS 40
ENGENHARIA DE SEGURANÇA 40
TCC 40
PROJETOS INTEGRADORES III 40
TOTAL SEMESTRAL 480
10º PERÍODO ESTRUTURAS DE MADEIRA 40
GESTÃO EMPRESARIAL 40
PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES 40
CONCRETO PROTENDIDO 40
DESAFIOS SOCIAIS E CONTEMPORÂNEOS 40
ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO 40
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 240
TOTAL SEMESTRAL 480
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 240
TOTAL GERAL 4480
 

 

Matriz 2018/1

MATRIZ CURRICULAR
ENGENHARIA CIVIL CH
1º PERÍODO MATEMÁTICA PARA ENGENHEIROS 80
DESENHO TÉCNICO 40
GEOMETRIA ANALÍTICA 80
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA 40
HUMANIDADES E CIDADANIA 40
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 40
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 40
PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA 40
TOTAL SEMESTRAL 400
2º PERÍODO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I 80
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I 80

Projetos e Incentivos

Ao indicar amigos para estudar na Faculdade Campo Real, o acadêmico recebe 5% de desconto para cada um deles que efetivar a matrícula e permanecer no curso.

Os membros de uma mesma família de acadêmicos da Faculdade Campo Real, recebem desconto nas mensalidades.

O convênio empresa é um termo de cooperação mútua, celebrado entre a Faculdade Campo Real e as empresas empregadoras de nossos acadêmicos.

Programa em que o acadêmico solicita junto ao Governo Federal o financiamento de até 100% do valor de sua mensalidade.

A Faculdade Campo Real tem o PROUNI. Faça o ENEM e candidate-se ao PROGRAMA ESTUDANTIL DO GOVERNO FEDERAL, que concede bolsas parciais e integrais.

As Coligadas UB – Campo Real, Uniguaçu e UCP – reuniram esforços e criaram o MensalidadeFlex. Agora, a mensalidade vai caber no seu bolso, para você começar a estudar já: você paga até 50% do seu curso só depois de formado e sem juros. Saiba mais no site www.mensalidadeflex.com.br.

Assine nossa Newsletter para receber novidades!