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Faculdade Guarapuava Campo Real

Medicina Guarapuava

Administrando sempre!

Como somos administradores e queremos formar futuros colegas de profissão, nosso lema é bem claro “Diga não ao achismo”, isto porque bons administradores sabem que o resultado positivo só aparece quando nossas principais habilidades são colocadas em prática: Planejar; Organizar; Dirigir e Controlar.

Conheça então a identidade organizacional de nosso curso.

SAIBA MAIS

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Campo Real tem como perfil do egresso um profissional com formação generalista, capaz de compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como, a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis. Busca-se formar um profissional dotado de conhecimentos e habilidades que propiciem sua inserção no contexto profissional de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional, de maneira sustentável, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.

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Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bio derivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.”

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CARACTERÍSTICAS DO CURSO

O Curso de Direito da Faculdade Campo Real foi autorizado pelo Ministério da Educação em 23 de Agosto de 2000, através da Portaria Ministerial nº 1.311/2000. Iniciou suas atividades no segundo semestre do ano de 2000, na Unidade I da IES, e foi reconhecido através da Portaria SESu n° 258, de 19 de junho de 2006, com triplo conceito Muito Bom. Durante seus 11 anos de existência formou 12 turmas.
Atualmente possui 25 professores, dos quais 9 (Arli, Ana Claudia, Ana Paula, Antonio Carlos, Franciele, Guilherme, Maurício, Patrícia e Solange) são integrantes do Colegiado, juntamente com a Coordenação, responsáveis pela deliberação sobre as questões acadêmico-pedagógicas do Curso, conforme previsão do Regimento Interno da IES. Além dos docentes, o acadêmico Jean Carlos Licoviski (jeanlicoviski@camporeal.edu.br), matriculado no 3º Período de Direito é integrante do Colegiado.
Os professores Ana Claudia, Arli, Elizania, Guilherme, Mauricio, Patrícia e Solange são integrantes do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito, órgão consultivo responsável pelo acompanhamento e planejamento do Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Faculdade Campo Real que tem por finalidade a sua implementação e desenvolvimento.
Conheça o Regulamento do Núcleo Docente Estruturante clicando aqui.

O Curso apresenta um currículo com composição tridimensional harmonicamente integrada entre disciplinas de formação geral, profissionalizantes e prática, visando uma sólida formação geral, humanística e axiológica. Assim, além das disciplinas fundamentais e dogmáticas, a matriz é integrada também por disciplinas essencialmente práticas, que visam efetivar os objetivos do curso, e busca da excelência do ensino, da iniciação à pesquisa e da extensão. Dentro da Prática Jurídica, além das atividades simuladas, o Escritório de Prática Jurídica propicia o contato do acadêmico com a prática jurídica forense, minorando a distância existente entre as duas realidades.
O acadêmico é incentivado a desenvolver a habilidade da pesquisa através de disciplinas voltadas à produção epistêmica e do evento de iniciação científica. O Trabalho de Curso é realizado de maneira individualizada, com orientação de professores específicos, através da elaboração de monografia e defesa pública em banca. Atividades complementares ampliam os conteúdos das disciplinas que integram o currículo, permitindo de forma mais efetiva, a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade necessárias aos profissionais de Direito e inserindo o aluno na comunidade local e regional. Corroborando com o perfil do Egresso desejado, apto a vivenciar a dinâmica do Direito, possibilita-se ao acadêmico a flexibilização curricular, uma vez que, o Curso possui não apenas de atividades extracurriculares e discussão das práticas acadêmicas no âmbito do Colegiado, mas também disciplinas optativas.
Conheça o resumo do Projeto Pedagógico do Curso de Direito clicando aqui.

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O Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Campo Real foi autorizado pelo Ministério da Educação em 20 de Dezembro de 2007, através da Portaria Ministerial nº 1.049/2007. Iniciou suas atividades no primeiro semestre do ano de 2008, na Unidade I(Rua Comendador Norberto, nº 1299 – Bairro Santa Cruz – Guarapuava-PR) da IES, e foi protocolado no e-MEC, o pedido de Reconhecimento do Curso em 19/04/2011.

O Curso de Enfermagem propõe-se, por meio das ações de prevenção e promoção à saúde humana, ser referência de qualidade na área da educação, na pesquisa e na extensão, em busca da excelência profissional. Por meio de um processo coletivo, preparar o enfermeiro cidadão, com capacidade para atender um mercado globalizado, comprometido com a melhoria das condições de vida e de saúde da população pela competente intervenção técnica científica e posicionamento ético-político. Este pensamento vem de encontro em se fazer Saúde Coletiva com as pessoas, e não sobre elas, como dita Gastão Campos, em Saúde Paidéia, (2003). Dentro do conceito de Paidéia temos “a possibilidade de que sistemas de saúde possam contribuir para a construção de Sujeitos e, de forma ainda mais precisa, que a gestão e práticas profissionais têm capacidade de modificar o Sujeito e os padrões dominantes de subjetividade”. Nesse sentido, Paidéia vem como um dos aspectos estruturantes de uma concepção crítica e ativa dos Sujeitos na luta pela transformação em contraposição à reprodução das organizações sociais.

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O Curso de Graduação em Engenharia Agronômica da Faculdade Campo Real deve assegurar, também, a formação de profissionais com competências e habilidades para:
– Projetar e conduzir pesquisas, coletar e analisar dados, interpretar as informações e difundir os resultados;
Propor tecnologias compatíveis com o diagnóstico dos diferentes contextos sócio-econômicos, ambientais e formas na produção agrícola;
– Desenvolver atividades de tecnologia de transformação de produtos de origem vegetal e animal;
Conhecer e compreender todas as etapas do processo de produção agrícola, do planejamento da produção ao processamento final do produto;
– Discutir, planejar e executar obras e serviços de engenharia rural, incluindo construções para fins rurais, irrigação e drenagem para fins agrícolas;
– Avaliar o impacto das atividades agropecuárias nos contexto social, ambiental e econômico;
– Desenvolver programas e atividades de produção na área de sistemas pastoris, agroflorestais e zootécnicos de acordo com a formação específica;
– Atuar na prestação de serviços de extensão, assistência técnica, assessoria e consultoria à empresas, órgãos governamentais, cooperativas, organizações não governamentais, produtores rurais ou comunidades na área da produção agrícola e do desenvolvimento rural;
– Aplicar medidas de defesa e vigilância sanitária vegetal;
– Elaborar estudos, projetos e execução de serviços de mecânica agrícola, de processos de adubação, de colheita e beneficiamento de produtos agrícolas;
– Atuar na fiscalização de indústria e comércio de adubos e agrotóxicos;
– Conhecer e atuar em mercados do complexo agroindustrial;
– Conhecer, interagir e influenciar nos processos decisórios de agentes, produtores rurais e instituições, na gestão de políticas setoriais do seu campo de atuação.

SAIBA MAIS

curso de Engenharia Civil da IES foi concebido de forma a atender as recomendações legais vigentes. Considera, também, tendências mundiais no ensino de engenharia, como a preocupação crescente com a formação humanística e a consciência ambiental do engenheiro. O currículo pleno comporta, desde o início, atividades que contribuem para desenvolver no estudante a atitude profissional do engenheiro. O Engenheiro Civil egresso da IES terá uma visão integrada das várias disciplinas cursadas, desenvolvida por meio da solução de problemas reais de engenharia durante sua vida acadêmica.

Visa proporcionar ao aluno a formação multidisciplinar característica da profissão, dando igual grau de importância às diversas áreas de atuação do Engenheiro Civil. Assim, proporciona a formação plena em Engenharia Civil, podendo o egresso optar posteriormente por treinamento mais específico em determinada área de especialidade, por meio de cursos de pós-graduação.

Com o objetivo de orientar essa escolha, foi instituído o Estágio Supervisionado, em que o aluno deverá vivenciar o exercício da profissão, obtendo subsídios e maturidade a fim de participar ativamente do processo de escolha de sua futura área de atuação profissional.

A inclusão do Trabalho de Conclusão de Curso na última série tem por objetivo proporcionar ao aluno uma experiência de realização completa de trabalho, técnico ou científico, ainda durante a ocupação dos bancos escolares, orientando-o acerca de padrões desejáveis a apresentar no mercado de trabalho.

O desenvolvimento e exercício contínuo da comunicação escrita, oral e gráfica são valorizados ao longo de todo o curso, dando-se ênfase ao desenvolvimento da capacidade de comunicação a partir do primeiro semestre, com a disciplina de Comunicação e Expressão, nas quais o aluno prepara relatórios, produz trabalhos acadêmicos e faz apresentações orais.

SAIBA MAIS

Desenvolver competências e habilidades nos seus alunos para gerir pessoas e tecnologias ligadas a produção, valorizando uma formação cuja base se apoie em valores éticos, humanos e de responsabilidade social, em concernência aos imperativos do mercado internacional economicamente competitivo.

SAIBA MAIS

O curso de Engenharia Elétrica da IES foi concebido de forma a atender as recomendações legais vigentes. Considera, também, tendências mundiais no ensino de engenharia, como a preocupação crescente com a formação humanística e a consciência ambiental do engenheiro. O currículo pleno comporta, desde o início, atividades que contribuam para desenvolver no estudante a atitude profissional do engenheiro. O Engenheiro Eletricista egresso da IES terá uma visão integrada das várias disciplinas cursadas, desenvolvida por meio da solução de problemas reais de engenharia durante sua vida acadêmica.

Visa proporcionar ao aluno a formação multidisciplinar característica da profissão, dando igual grau de importância às diversas áreas de atuação do Engenheiro Eletricista.

O curso prevê a realização de Estágio Supervisionado, em que o aluno deverá vivenciar o exercício da profissão, obtendo subsídios e maturidade a fim de participar ativamente do processo de escolha de sua futura área de atuação profissional.

A inclusão do Trabalho de Conclusão de Curso na última série tem por objetivo proporcionar ao aluno uma experiência de realização completa de trabalho, técnico ou científico, ainda durante a ocupação dos bancos escolares, orientando-o acerca de padrões desejáveis a apresentar no mercado de trabalho.

O desenvolvimento e exercício contínuo da comunicação escrita, oral e gráfica são valorizados ao longo de todo o curso, dando-se ênfase ao desenvolvimento da capacidade de comunicação a partir do primeiro semestre, com a disciplina de Comunicação e Expressão, nas quais o aluno prepara relatórios, produz trabalhos acadêmicos e faz apresentações orais.

SAIBA MAIS

O curso de Engenharia Mecânica da IES foi concebido de forma a atender as recomendações legais vigentes. Considera, também, tendências mundiais no ensino de engenharia, como a preocupação crescente com a formação humanística e a consciência ambiental do engenheiro. O currículo pleno comporta, desde o início, atividades que contribuem para desenvolver no estudante a atitude profissional do engenheiro. O Engenheiro Mecânico egresso da IES terá uma visão integrada das várias disciplinas cursadas, desenvolvida por meio da solução de problemas reais de engenharia durante sua vida acadêmica.

Visa proporcionar ao aluno a formação multidisciplinar característica da profissão, dando igual grau de importância às diversas áreas de atuação do Engenheiro Mecânico. Assim, proporciona a formação plena em Engenharia Mecânica, podendo o egresso optar posteriormente por treinamento mais específico em determinada área de especialidade, por meio de cursos de pós-graduação.

Com o objetivo de orientar essa escolha, foi instituído o Estágio Supervisionado, em que o aluno deverá vivenciar o exercício da profissão, obtendo subsídios e maturidade a fim de participar ativamente do processo de escolha de sua futura área de atuação profissional.

A inclusão do Trabalho de Conclusão de Curso na última série tem por objetivo proporcionar ao aluno uma experiência de realização completa de trabalho, técnico ou científico, ainda durante a ocupação dos bancos escolares, orientando-o acerca de padrões desejáveis a apresentar no mercado de trabalho.

 

SAIBA MAIS

O Curso de Medicina da Faculdade Campo Real visa à formação de profissionais competentes, que contribuam para a consolidação do Sistema Único de Saúde e para a melhoria da saúde da população, capazes de desenvolver ações de promoção da saúde e assistência médica de qualidade, nas diferentes dimensões do cuidado, orientadas a partir de princípios éticos e humanistas.

A Faculdade Campo Real assume o compromisso com a comunidade de Guarapuava ao ofertar um curso de Medicina comprometido com a demanda de saúde da região.

A inserção do estudante em cenários de prática desde o início da Graduação em eixos formativos comprometidos com o desenvolvimento de habilidades médicas e com a prática da Atenção Básica à Saúde busca propiciar o rompimento com uma divisão rígida do curso em ciclos básico e profissional além de uma implantação mais efetiva da interdisciplinaridade.

A adoção de metodologias ativas como a problematização e os casos motivadores deve resultar em momentos de aprendizagem mais significativos para os estudantes.

                Outro movimento importantíssimo que será implantado é a integração/articulação com a rede de atenção básica e de urgência e emergência do Sistema de Saúde local e regional, essenciais para a boa formação geral do médico.

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Formar profissionais de nível superior, aptos a solucionar problemas ou buscar alternativas relacionadas a Sanidade Animal e Saúde Pública, despertando-o para a pesquisa e a geração de novas tecnologias. Habilitar Médicos Veterinários a desenvolver a produção animal e a participar ativamente, com competência e postura profissional, no contexto social e ambiental.

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A Faculdade Campo Real, por meio de seu Curso de Nutrição, busca a construção ética do conhecimento em um processo integrado e interdisciplinar, envolvendo ensino, iniciação à pesquisa e extensão, com especial atenção às necessidades comunitárias.
O Curso de Nutrição pretende formar profissionais generalistas, aptos a atuar no âmbito individual e coletivo de forma transformadora, nas áreas de alimento e nutrição humana. O pressuposto é uma abordagem multidisciplinar voltada à visão global, integrada e crítica da profissão e da atuação profissional. O Curso está focado na formação de profissionais empreendedores, comprometidos com o bem-estar biopsicossocial do indivíduo e da coletividade, enfocando promoção, preservação e recuperação da saúde, com visão crítica do contexto social e voltados para acompanhamento da evolução científica e tecnológica em nutrição humana.

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O Curso de Formação de Psicólogo, em sua estrutura curricular, apresenta interfaces com as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais, tendo como finalidade a compreensão da construção do humano em suas múltiplas dimensões, contemplando diferentes correntes de pensamento e referenciais teóricos. Some-se a isso a reflexão crítica acerca de procedimentos e técnicas utilizados na investigação, pesquisa e intervenção em processos psicológicos, além da garantia de espaço para o estudo e debate de temas emergentes, ligados às diversas áreas interdisciplinares da Psicologia, nos contextos macro e micro-social. Como processo de formação profissional o curso estará direcionado para o desenvolvimento de competências que garantam a intersecção do saber com o fazer psicológico.

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Um profissional que esteja apto, portanto, a analisar, orientar e julgar materiais relativos à comunicação, podendo, por isso, atuar de modo adequado na definição de objetivos e estratégias, na concepção dos meios e na execução e orientação de trabalhos tanto na criação, na gestão, no planejamento e atendimento, no marketing e na produção de materiais publicitários, com ênfase à realidade da cidade em que está inserido, bem como da região de entorno.

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