Cidadania Real

A Faculdade Campo Real, em busca do melhor atendimento no que se refere à oferta e controle das atividades complementares, criou a Coordenação das Atividades Complementares, que acompanha as ações promovidas por todos os cursos e, conta, evidentemente, com o apoio dos coordenadores dos cursos.

A Coordenação das Atividades Complementares é responsável pela verificação do cumprimento de atividades complementares necessárias à integralização do currículo de cada um dos cursos da Instituição e pelo controle das horas correspondentes no sistema de verificação, controle que pode ser visualizado no Portal do Aluno.

Além disso, a Coordenação promove oportunidades de integralização das referidas horas como, por exemplo, o Projeto Cidadania Real, que realiza ações sociais voltadas à comunidade de Guarapuava, bem como a Blitz Campo Real, entre outros, contando com a participação de todos os cursos da IES.

As Atividades Complementares e Sociais da Faculdade Campo Real são regidas pela Resolução nº 1/2010.

De acordo com a referida resolução:
Art. 2o. As atividades complementares têm por função aprimorar a formação acadêmica, tendo em vista o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, enriquecendo a formação do corpo discente de acordo com a particularidade de seus objetivos, aptidões, habilidades, competências, preferências e carências; permitindo-lhes aprimorar a interligação entre a academia e a prática profissional, bem como oferecer mais uma via para o desenvolvimento científico da instituição; além de aproximar a IES do seu papel social, inclusive implementando a inclusão social por intermédio de elaboração e desenvolvimento de projetos sociais, de pesquisa científica, ensino e extensão.

Os acadêmicos protocolam seus certificados, declarações e demais comprovantes das atividades junto à Central do Aluno, que os repassa à Coordenação das Atividades Complementares e Sociais, que analisa a documentação, determinando à Secretaria Acadêmica o lançamento das horas correspondentes.
A consulta ao extrato de horas pode ser feita através do Portal do Aluno, disponível no site da IES, bem como diretamente na Secretaria Acadêmica.

É possível aos acadêmicos suprir a carga horária complementar prevista no Projeto Pedagógico de Curso, nas seguintes modalidades:
Art. 3º. As atividades complementares que computarão na integralização do currículo dos alunos de cada Curso de Graduação da FACULDADE CAMPO REAL serão estruturadas de acordo com as seguintes modalidades: Eventos diversos; Disciplinas de outros cursos; Programas de pesquisa; Programas de extensão; Representação discente ou estudantil; Monitorias; Assistência a defesas de trabalhos de curso; dissertações e teses; Estágio voluntário; Cursos de Língua Estrangeira e de Informática, participação em projetos sociais, participação em ações de promoção da educação das relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira e africanas, viagens acadêmicas, palestras e colóquios.

De acordo com o regulamento, acadêmicos ou professores poderão apresentar propostas para as atividades sociais a serem executadas sob a orientação do(a) orientador(a) do curso.
Os modelos para as propostas de eventos (palestras, colóquios, visitas orientadas, etc.) e projetos (de pesquisa, extensão, sociais, etc.) também constam do regulamento.

As propostas deverão ser encaminhadas à Coordenação do Curso respectivo e à Coordenação das Atividades Complementares, para fins de aprovação.
Sendo aprovada a proposta, poderá dar início à execução da atividade.
Ao término da atividade, professores e alunos envolvidos elaborarão relatório e encaminharão à Coordenação das Atividades Complementares e Sociais.
As sugestões de modelos de proposta de projetos e relatórios estão no Regulamento das Atividades Complementares, disponível no site www.camporeal.edu.br.

Destacam-se entre as referidas modalidades, os Projetos Sociais:
§1º O percentual de horas que será computado para fins de registro de cada modalidade será decidido pela Coordenação das Atividades Complementares e Sociais, observando que 30% da carga horária total deve ser integralizada com Projetos Sociais e cada uma das demais atividades não poderá exceder 40% da carga horária total destinada às atividades complementares.

Tal distribuição do percentual de horas pretende estimular o acadêmico a as realizar em modalidades sempre variadas, sem acúmulo excessivo em qualquer delas.

Mais informações: prof_rosicler@camporeal.edu.br e na página www.facebook.com/crealsociais

 

Professora Rosicler Duarte Barbosa

Coord. Atividades Complementares e Sociais

Projetos

PROJETOS

A Faculdade Campo Real procura destacar-se por seu envolvimento com a comunidade de Guarapuava e região, cumprindo assim a sua responsabilidade social, colocando o conhecimento aqui produzido, a serviço da sociedade.

Dentro do Programa de Extensão CIDADANIA REAL, funcionam o Projeto Cidadania Real, a Blitz Campo Real, o Projeto Biblioteca Livre, entre outros.

O Projeto CIDADANIA REAL leva palestras a escolas, empresas, associações, etc., sobre temas como direito, saúde, planejamento financeiro, alimentação saudável, entre outros.

BLITZ CAMPO REAL leva alunos e professores às cidades da região e também a localidades de Guarapuava para prestação de serviços como: orientação jurídica, orientação nutricional, exames de dosagem de glicemia, aferição de pressão arterial, entre outros.

O projeto BIBLIOTECA LIVRE arrecada livros durante todo o ano e leva biblioteca itinerante a diferentes pontos de Guarapuava.

O projeto de extensão RESTAURAR promove práticas restaurativas em parceria com o Poder Judiciário local e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

São também realizadas constantes campanhas de arrecadação de alimentos (Festa do Calouro), agasalhos, brinquedos, itens de enxoval infantil, todos destinados a entidades de Guarapuava e região.

Em razão do desempenho da IES no sentido de cumprir com sua responsabilidade social, colocando-se em contato com a comunidade, a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior) lhe confere anualmente o selo de Instituição Socialmente Responsável.

A Faculdade Campo Real anualmente tem sido reconhecida por contribuir com ações a favor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, recebendo o selo instituído pelo Movimento Nós Podemos Paraná e Sistema FIEP.

Assine nossa Newsletter para receber novidades!