Publicidade e Propaganda, que curso é esse?

Publicidade e Propaganda

Mas afinal, publicidade e propaganda, que curso é esse? No curso você irá desenvolver habilidades que vão desde fazer redação criativa, direção de arte, produzir filmes publicitários, gravar spots a tomar café, muito café para finalizar os jobs.

 

A graduação é para aquelas pessoas curiosas e observadoras que gostam de coletar experiência por onde passam. Ser criativo não é regra, mas ter a vontade de ser um é muito importante.

 

Publicidade e Propaganda, que curso é esse?

 

Não se assuste se sua mãe dizer que não sabe o que você estuda ou pretende estudar, ou então se você não sabe explicar direito para ela o porque resolveu cursar Publicidade e Propaganda.

 

Publicidade e Propaganda, que curso é esse? Digamos que todos que procuram uma agência de publicidade estão com algum problema de comunicação. Você irá criar campanhas que resolvam esses problemas do seu cliente da melhor forma possível. É um processo que pode ser desde criar um logotipo a fazer campanhas que envolvam muito trabalho.

 

O publicitário

 

Você pode ser descolado e ir trabalhar de allstar, calça rasgada, camisa xadrez, camiseta preta, ou nenhuma dessas opções, o que manda é ser produtivo e matar os jobs rapidão. É buscar dar o melhor todos os dias, resolver problemas da forma mais criativa e eficiente possível.

 

Deixando claro que a vida de um publicitário é correria total. Desde mandar o filme para tv ou então enviar o material para gráfica.

 

O que é uma campanha?

 

Sabe quando você recebe um flyer na rua e de repente ele está no facebook, no outdoor e no comercial de tv, de uma forma diferente até porque são meio de comunicação diferentes, mas estão lá falando sobre o mesmo assunto?. Uma campanha publicitária é isso, são várias peças que tende a atingir o mesmo objetivo de comunicação do cliente.

 

É onde todas as partes de uma agência se juntam para encontrar uma solução que resolva o problema do cliente, desde a hora de coletar as informações, planejar, criar, veicular e ver se tudo está indo como o planejado.

 

Áreas de atuação?

 

Na agência, você pode ser o atendimento. Essa pessoa é a ponte entre agência e cliente e entre cliente e agência. Ela garante que o objetivo do cliente seja alcançado com o trabalho que a agência desenvolve, e também defende a agência quando vai apresentar o trabalho desenvolvido para o cliente.

 

Se escolher criação você irá trabalhar com peças publicitárias, como outdoor, flyers (folhetos) posts para as redes sociais, fazer montagens inexplicáveis (ou nem tanto) no PhotoShop, diagramar uma revista e muito mais.

 

Normalmente dentro da criação temos o Diretor de Arte, a pessoa que se entende com os programas e tem um olhar certeiro para deixar a peça com um visual incrível, e também o Redator, a pessoa que manda muito bem com as palavras e sabe escrever aquilo que o público alvo quer ler/ouvir atingindo o coração dele.

 

Publicitário faz até calculo sabia? Cálculos de Mídia (ok, ok, vamos deixar a parte de números para depois, mas se você gosta de números, o curso também pode ser feito para você).

 

Mas se você não curte agência, também pode trabalhar no setor de comunicação/marketing de empresas, lojas, etc.

 

Nossa, tem tantas áreas que isso é assunto para um outro artigo.

 

Mas, e a fotografia?

 

Vamos esclarecer uma coisa, o curso tem sim matérias que envolvem fotografia, produção sonora e de vídeo. Porém com um viés totalmente publicitário. As aulas de fotografias são voltadas a técnicas para fotografar produtos e deixar eles irresistíveis aos olhos do público. As de produção sonora são para a gravação de Spot e Jingles (aquelas propagandas que passam no rádio entre uma música e outra, tem umas que são tão chiclete que já vem na nossa cabeça só de pensar). Na produção de vídeo, você irá aprender a criar os comerciais que passam durante o intervalo daquela programação que você mais gosta.

 

Tudo certo? Vou falar para você não se enganar e pensar que cursar Publicidade e Propaganda é ser especialista em fotografia, longe disso, o curso vai muito além de fotografar.

 

A agência

 

Digamos que é o local onde quase todos os publicitários desejam estar, não vamos generalizar, pois o publicitário pode trabalhar em vários locais que envolvam a área de comunicação. Em uma agência não falta um bom café, muitos jobs e prazo curto, mas além de tudo isso, muita criatividade e produtividade para fazer com que o cliente saia feliz e satisfeito com uma campanha bonita, mas principalmente uma campanha com bons resultados.

 

Aqui na Campo Real a gente conta com a Agência experimental BZZ que possibilita ao acadêmico de Publicidade e Propaganda ter o gostinho do que é a vida real de uma agência. No estágio é possível atender empresas do terceiro setor, ou seja, trabalhar com casos reais e encontrar soluções criativas para resolver o problema.

 

E aí, quer saber mais sobre o nosso curso de Publicidade e Propaganda? Que tal vir até a faculdade conhecer nossa colmeia criativa e bater um papo sobre tudo o que acontece por lá?

 

Acompanhe tudo sobre o curso pelas páginas da BZZ e do curso.


Elaine de Rocco

Acadêmica de Publicidade e Propaganda

Assine nossa Newsletter para receber novidades!