Confira dicas de como conservar os alimentos

Como conservar os alimentos?

As altas temperaturas no verão aumentam as chances de deterioração dos alimentos, afetando a qualidade e as propriedades organolépticas, como cor, sabor, odor e textura. Para isso, aí vão algumas dicas de como conservar os alimentos.

 

Frutas e Hortaliças

Cenoura, beterraba, chuchu, pepino, berinjela, jiló e pimentão devem ser conservados sob refrigeração. Para transporte, armazene-os em um recipiente plástico. Isso evita a oxidação e deterioração. Mas, evite mante-los por muito tempo. Geralmente a temperatura recomendada é de aproximadamente 15º C.

 

DICA DA NUTRI: Enrolar a coroa dos cachos da banana com plástico mantém o alimento fresco até cinco dias.

 

Leite e Derivados

Eles devem ser armazenados sob refrigeração e longes de carnes e produtos crus. Isso evita contaminação cruzada e a troca de odores entre os alimentos. No caso dos queijos, na geladeira, o correto é cobrir com um plástico ou uma película. Em temperatura ambiente, o recomendado é embrulhar em um papel filme e armazenar em um local seco e arejado. Caso o queijo esteja congelado, retire do freezer 24 horas antes de consumir ou da preparação.

 

Alimentos Sólidos

Folhas de alumínio, recipientes de plástico e sacos plásticos podem ser utilizados como embalagem de alimentos sólidos, como massas prontas. Caso o alimento não alcance o nível da tampa utilize uma folha de alumínio para preencher o espaço vazio. Se a massa pronta for congelada, a utilização da folha de alumínio ou um saco plástico para preencher o espaço vai impedir a formação de cristais de gelo.

 

Líquidos, Sucos e Sopas

Utilize recipientes de vidro ou plásticos. Quando congelados, seu volume pode aumentar, portanto deixe uma margem de dois centímetros entre o líquido e a borda do recipiente.

 

Dentes de alho

Coloque eles descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Isso evita que eles ressequem e pode ser utilizado como molho para saladas.

 

Pó de Café

Guarde em um recipiente fechado na geladeira. O sabor permanece por mais tempo.

 

Condimentos

Deixe eles longe do fogão, isso evita que eles percam as propriedades organolépticas, como cor e sabor.

 

Carnes

Aparte central da peça deve atingir 18ºC negativos. Divida em pequenas porções.

 

Como conservar os alimentos?

Para descongelar os alimentos, deixe eles embalados, em temperatura ambiente e lugar limpo, seco e livre de contaminação. Para carnes cruas e queijos, refrigere, fazendo com que o degelo seja mais lento. Preparações prontas, podem ser aquecidas diretamente no forno ou no microondas.

 

Cada produto tem um tempo determinado de congelamento. As carnes frescas, bovinas e suínas, podem ficar congelados aproximadamente oito meses, já as carnes de frango fresco e peixe magro aproximadamente seis meses e as de peixe gordo e camarão três meses, devendo estar embalada em sacos plásticos sem a presença de oxigênio separados em pequenas porções.

 

Você pode consumir os alimentos em até 24 horas após o descongelamento, e se for carne ou frutos do mar em até 12 horas. Evite congelar novamente.

 

Se liga nessa! Sabe aquele pão envelhecido? Reaproveite!

Esfregue um cubo de gelo nele e leve ao forno por 12 minutos.

 

Atenção!

A embalagem deve ser resistente o suficiente para que garanta segurança ao alimento e proteja de contaminação e umidade, impedindo a passagem de água, substâncias químicas, objetos e insetos.

 

Aproveite e confira dicas de higienização correta das hortaliças e frutas. 

 


Larine de Lara – Acadêmica de Nutrição

Assine nossa Newsletter para receber novidades!

Whatsapp

Ligue Já

(42) 3621 - 5200