Confira 5 alimentos proibidos para cães

Alimentos Proibidos Para Cães

Listamos aqui 5 alimentos proibidos para cães e explicamos o porquê essas comidas podem fazer mais mal do que bem para o seu melhor amigo. A digestão dos cães é diferente da dos humanos e existem certas partículas que o organismo não está preparado para absorver. Isso faz com que os bichanos sofram com náuseas, vômitos, intoxicações alimentares e outros problemas de saúde.

 

Saber quais alimentos eles não podem comer ajuda muito a evitar que fiquem doentes.

 

Vamos a lista:

 

Chocolate

Dentre os alimentos proibidos para cães está o chocolate. Embora que para os donos esses alimentos façam brilhar os olhos e a boca encher de saliva, para nossos amigos de quatro patas fazem muito mal. O chocolate possui uma substância chamada teobrina. Ela é um derivado do cacau e é altamente tóxica para os cachorros.

 

Quanto mais escuro o chocolate, maior a quantidade de cacau e por sua vez maior a quantidade de teobrina. Até mesmo quantidades pequenas dessa substância presente em chocolates brancos por exemplo, podem fazer com que seu pet tenha uma intoxicação grave podendo leva-lo a morte.

 

Café

Embora seu cachorro não seja acostumado a tomar uma xícara de café ao acordar, devemos ter atenção redobrada com esse componente. O café como sabemos é rico em cafeína e os cachorros são extremamente sensíveis a ela. Ao consumi-la o animal pode ter alterações cardíacas e neurológicas.

 

O cuidado redobrado deve ser tomado se seu cachorro tem acesso ao lixo em que você joga o pó de café usado. Pois o pó é muito mais concentrado em cafeína, pequenas quantidades de pó consumidos podem levar a intoxicações muito graves.

 

Cebola, Alho e Cebolinha

Não é muito comum ver um cachorro com uma cebola na boca por aí. Mas o verdadeiro problema está em restos de comida que contém cebola, alho e cebolinha.

 

Esses vegetais causam sérias irritações no estômago e no intestino. E possuem uma substância chamada dissulfeto de n-propil, que provoca uma alteração nas hemoglobinas levando a destruição de glóbulos vermelhos.

 

Se o animal não receber atendimento rapidamente pode vir a óbito. Então antes de dar aquele restinho da janta para seu amigo, pense bem!!

 

Leite e Derivados

O leite também é um dos alimentos proibidos para cães, junto com seus derivados, como o queijo e o iogurte. Eles são ricos em lactose e a enzima responsável por quebrar essa molécula é chamada de lactase.

 

Os cachorros não conseguem produzir quantidade suficiente dessa enzima para quebrar moléculas de lactose. A consumir o leite e seus derivados ele não é digerido pelo organismo causando diarreia e desconforto abdominal.

 

Alimentos Ricos em Gorduras

Se seu cachorro fosse a uma lanchonete provavelmente ele não pediria uma porção de batata frita. Alimentos ricos em gordura como pizzas, batata frita, carnes gordurosas, queijos e outros da alimentação humana ao serem consumidos por seu amiguinho podem leva-lo a uma pancreatite. Ou seja, inflamação do pâncreas, dependendo há quanto tempo ele vem ingerindo gorduras a inflamação pode levar a morte do seu pet.

 

Fique Ligado nos Alimentos Proibidos Para Cães

Para evitar problemas nunca deixe alimentos onde o seu cão consiga alcançar. Separe o lixo orgânico deixando fora do alcance e sempre tome cuidado ao dar “pedacinhos” do alimento para agradar.

 

Caso seu cãozinho tenha consumido algum desses alimentos, você pode recorrer ao RealVet, onde uma equipe veterinária estará preparada para atender e socorrer o seu amigo.

 


Alexander Ribeiro Sene / Bruno Guilherme Monteiro Silva / Karine Almeida

Acadêmicos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Sanidade Animal

 


Confira também alguns benefícios da castração de cães e gatos. 

Assine nossa Newsletter para receber novidades!

Whatsapp

Ligue Já

(42) 3621 - 5200